No dia 31 de outubro de 2008 foi publicado um White Paper (documento oficial descrevendo todo o sistema e como iria funcionar) sobre o Bitcoin e o BlockChain, esse documento que ditou uma nova realidade no mundo financeiro mundial foi escrito por alguém chamado Satoshi Nakamoto. E isso são todos os fatos que sabemos com certeza.

Mas quem exatamente é Satoshi Nakamoto? Esse é o grande problema. O grande X da questão. Ninguém sabe muita coisa sobre a verdadeira identidade desse programador (ou grupo de programadores) mas temos alguns suspeitos.

DORIAN NAKAMOTO

Seu nome completo é Dorian Satoshi Nakamoto, um programador mediano de software para o governo norte-americano e desde 1990 teve forte tendências para o lado liberal.

Em 2014 foi noticiado por alguns veículos de notícias que ele seria o verdadeiro criador do Bitcoin, entretanto isso parece não ser verdade. Diversas vezes o mesmo, em vídeos, pronunciou o nome da “sua criação” de maneira errada, e com isso acabou virando um meme na comunidade mundial de criptomoedas.

Tirando o fato que ninguém que queira se manter no anonimato, ao menos como foi no começo, utilizaria o seu nome próprio para isso. No mínimo, não é muito inteligente isso.

O mesmo negou diversas vezes ser o criador, mas ele é uma boa ligação para o número 2 da nossa lista de “suspeitos”.


HAL FINNEY

Sendo o criador ou não, Hal Finney foi fundamental para o Bitcoin pois o mesmo trabalhou no desenvolvimento de uma das tecnologias essenciais do funcionamento da moeda digital, as chaves de criptografia assimétricas.

Na mesma linha do Dorian Nakamoto, Finney era libertário, além de ser entusiasta da cultura cypherpunk, ele era um dos participantes do grupo de discussões de onde o white paper do Bitcoin surgiu.

Além de Dorian e Finney serem libertários juntos, os dois moravam na mesma cidade e bairro nos Estados Unidos. Coincidência?

Finney foi a primeira pessoa a receber uma transação de Bitcoin na história, diretamente do criador Satoshi, além de ter sido umas das pessoas do grupo de discussões que mais ajudou inicialmente o criador do Bitcoin.

Tudo leva a crer que ele utilizou da identidade do seu vizinho para esconder sua própria identidade, mas de qualquer modo ele nunca admitiu ser a pessoa criadora da moeda mesmo com todas as grandes somas de Bitcoin que recebeu.

Infelizmente, Hal Finney nunca conseguiu usufruir de todo esse dinheiro que conseguiu ganhar, pois a maior parte do mesmo foi utilizado no tratamento de sua doença rara (esclerose lateral amiotrófica).

Link primeira transação bitcoin: https://blockchain.info/block-index/15019/00000000d1145790a8694403d4063f323d499e655c83426834d4ce2f8dd4a2ee


NICK SZABO

E é nesse suspeito que entendemos toda a confusão que é saber quem é o verdadeiro criador do Bitcoin.

Nick Szabo desde a década de 90 já falava e defendia a criação de uma criptomoeda, defendia a moeda descentralizada chamada com o nome de Bit Gold, próximo do lançamento do Bitcoin o mesmo defendeu a criação de uma versão real do Bit Gold, tentando chamar algumas pessoas para desenvolver o código junto a ele.

E onde isso tudo mostra que ele é o criador real da moeda? Em 2014 a Dr Jack Greve liderou uma equipe de 40 estudantes de linguística forense, para tentar encontrar por meio das palavras utilizadas no White Paper do Bitcoin quem seria a pessoa que escreveu todo o documento dentre 11 possíveis candidatos, incluindo todos os 3 nomes que já citamos aqui neste artigo.

E ao final do trabalho, a conclusão foi que o mais provável de ter escrito era o Nick Szabo, baseado nos artigos escritos em seu blog.

Mas de qualquer modo, depois da publicação do White Paper do Bitcoin ele ficou 6 meses sem falar nada sobre a moeda em seu blog, e então fez uma pequena menção e só. Para alguém que ficou anos e anos defendendo a criação de uma criptomoeda, não ficaria calado quando enfim a mesma fosse efetivamente criada.

Uma boa observação a fazer é que: Nick Szabo é o inventor do conceito de smart contracts, peça-chave na maturação do bitcoin sendo um meio de pagamento, através da lightning network.


CRAIG S. WRIGHT

Cientista da computação e um empreendedor australiano, Craig admitiu em 2016 ser o criador do Bitcoin, ou seja, ser o Satoshi Nakamoto.

Em 2016, Gavin Andresen, um dos desenvolvedores do Bitcoin Cash e uma das poucas pessoas que conversaram por email com o criador do Bitcoin, afirmou numa entrevista em crer nas afirmações do Craig Wright.

E novamente, um dos pontos que ligam todos os “suspeitos” é que o Craig também é libertário, e o mesmo já chegou a afirmar em entrevista que “O Bitcoin sempre foi libertário. O que fará o Bitcoin falhar é mudar isso.”


GRUPO DE PROGRAMADORES

E possivelmente essa seja a probabilidade mais real. Mesmo ninguém conseguindo afirmar isso com 100% de precisão.

O código do Bitcoin é extremamente bem escrito, do começo ao fim, exigindo de quem escreveu um conhecimento muito grande em variadas áreas. Logo, o criador do Bitcoin é um grande gênio que conseguiu pensar e executar toda a ideia e programação do Bitcoin sozinho ou, e aqui a possibilidade mais real, é um grupo de pessoas que uniram forças e esforços para tal criação.

Como sabemos, todos os suspeitos têm algo em comum bem definido, são libertários, com isso tudo de evidências de todos eles estarem envolvidos na construção do código, acreditamos que todos faziam parte do grupo que pensou e criou o Bitcoin e o BlockChain.

E você, quem acha que é o verdadeiro Satoshi Nakamoto? Comente sua opinião aqui embaixo nos comentários, nós queremos saber.

Referência: Foxbit
https://foxbit.com.br/blog/quem-e-satoshi-nakamoto-veja-algumas-teorias/