Fim do TED e DOC: Banco Central faz uso da Blockchain para simplificar sistemas de pagamento

By 4 de outubro de 2019 Blockchain, Criptomoedas

O Banco Central (BACEN) está desenvolvendo um sistema de pagamento que irá substituir os TED e DOC, ainda hoje os únicos sistemas de transferências e pagamentos disponíveis para os clientes bancários no Brasil. A nova plataforma, ainda em desenvolvimento, vai conectar de forma direta, sem intermediários, diferentes bancos, empresas e pessoas. O objetivo da plataforma de pagamentos é extinguir os dois sistemas ainda em uso.

O Banco Central deu mais informações sobre a plataforma: um dos detalhes que chama a atenção é uso da tecnologia subjacente às criptomoedas, o blockchain, como infraestrutura. Não é novidade que o uso do blockchain se tornou peça importante de inovação para o governo, sendo usado pelo BNDES, por exemplo. Na sua iniciativa com o projeto BNDES Token.

A plataforma de pagamentos instantâneos do Banco Central permitirá um maior uso por parte dos clientes, visto que os sistemas em uso atualmente são caros e demorados. A plataforma do Banco Central funcionará 24h por 7. O desenvolvimento da base de dados deve custar cerca de R$ 4,3 milhões, enquanto sua manutenção custará aproximadamente R$ 1,2 milhão anualmente. A plataforma será lançada em 2020.

Dessa forma o Banco Central praticamente pretende aposentar o uso dos cartões físicos de débito e crédito, com a utilização dos QR Codes para pagamento via smartphone.

Adaptado de: Money Times